Histórico

Em janeiro de 1988, a partir da iniciativa de Jean-Paul e Mary, casal franco-brasileiro, ele com formação na área Circense, ela Assistente Social; montagem de uma operação piloto comportando um espetáculo de circo seguido da I Oficina de Artes Circenses no Vale do Capão.
Sob a regência de adolescentes em formação da Escola Picolino de Salvador e de Jean-Paul, então profissional da mesma escola, a experiência circense começou para as crianças do Capão, A Escola começou a se construir lentamente com os poucos recursos existentes, um prédio escolar abandonado sedido pela comunidade, um pedaço de lona estendida, material de circo trazido em dois baús e a vontade de estabelecer uma escola de circo no Capão.
Da primeira oficina nasceu o espetáculo “Alegria da Chuva” formado pelos próprios participantes, que de espectadores passaram a protagonistas. A I Oficina e os resultados obtidos por ela se tornaram grandes motivadores para a continuação do projeto.
Pouco a pouco, a escola foi tomando forma, houve a formação de um grupo de crianças assíduas gerando uma atividade circense cotidiana e estruturada.
A Escola de Circo do Capão, tem realizado há oito anos oficinas e espetáculos de artes do circo, que tem proporcionado a integração da arte circense com outras “disciplinas” como teatro, dança, música, artes plásticas, capoeira, resgatando e difundindo a arte do circo como cultura popular e palco de expressão de artes diversas. Acima de tudo, este projeto vem proporcionando a população menos favorecida a oportunidade de, através da arte circense, encontrar uma ocupação artística profissional e, além disso, de manter vivo os valores culturais locais a partir das apresentações ao público, que sempre buscam em seus temas ressaltar esses valores.
Muitos espetáculos foram criados e apresentados.
Em 2002, alunos do grupo avançado, que se destacaram, após 4 anos de atividades, foram avaliados e selecionados, considerando–se: o nível técnico, a disciplina, a freqüência nas oficinas e treinamentos e a proximidade da maioridade. Começaram as suas formações como monitores-estagiários habilitando-se para a multiplicação de alunos e novos estagiários no Circo. Em 2003 uma conquista importante para o circo e a comunidade, a obtenção de uma lona, com dimensões tais, que transformou o espaço do circo numa grande arena com capacidade para abrigar as diversas expressões artísticas desenvolvidas neste Vale Encantado, e nasceu o Centro Cultural Safar Miramas.
Em 2005, a criação da Associação Safar Miramas de Artes no Circo, que pretende ampliar o leque de opções de atividades artísticas- culturais desenvolvidas sob a lona, além da arte circense, a música, a dança, artes plásticas, o teatro, artes visuais, espaço para exposições, palestras, videoteca, biblioteca e outras formas de expressões artísticas, fortalecendo o Centro Cultural.
Atualmente, a Escola de Circo do Capão, funciona regularmente com o seguinte quadro: 1 professor de acrobacia/coordenador, 5 monitores, 2 monitores-estagiários, uma assistente social/coordenadora e alunos do Grupo Infantil e Adultos que seguem nas suas formações. O Centro Cultural segue propondo espetáculos, oficinas e intercâmbios culturais com artistas de todas as tribos convidadas e as que estão de passagem pelo Capão.
A Escola de Circo do Capão se propõe a ampliar a sua ação social para a sede do município e adjacências, em parceria com o poder público e a família das crianças e adolescentes envolvidos.



Um comentário:

Unknown disse...

Que Camino despues la Ultima ves que nos Vimos.....
C'est Vraiment un Très Beau site pour une Superbe Aventure....

DiDier !le Voisin de Carlo de Paulo à Bondy !?!

Salutaçaos à Mary et aux Enfants