Apresentação

A Escola de Circo do Capão está situada no Vale do Capão, localidade do município de Palmeiras, no centro do Estado da Bahia, na região da Chapada Diamantina.
Esta escola vem realizando há nove anos oficinas e espetáculos de artes do circo, que tem proporcionado a integração da arte circense com outras “disciplinas” como teatro, dança, música, artes plásticas, capoeira, resgatando e difundindo a arte do circo como cultura popular e palco de expressão de artes diversas. Acima de tudo, este projeto vem proporcionando a população menos favorecida a oportunidade de, através da arte circense, encontrar uma ocupação artística geradora de renda e de manter vivo os valores culturais locais a partir das apresentações ao público, que sempre buscam em seus temas ressaltar esses valores.
Apesar da constante busca pela auto sustentabilidade, até o momento toda a ação que sustenta o Circo ainda é voluntária.
Após nove anos de oficinas de artes circenses realizadas, seguidas de espetáculos lúdicos; do intercâmbio cultural entre artistas nacionais e estrangeiros; da criação de uma cia de espetáculos que se apresenta pela região; da formação dos mais antigos alunos como monitores de artes circenses; do nascimento de um amplo Centro Cultural; nesse momento, faz-se necessário para a manutenção e desenvolvimento do projeto e do público alvo, a ampliação de recursos humanos e materiais, o que exige contribuições financeiras regulares e frequentes.
Os resultados obtidos pelo trabalho desenvolvido na Escola de Circo do Capão, até o momento, constituem o grande fator motivador para a sua manutenção e ampliação, através de uma parceria com instituições públicas. Apesar de apresentar resultados significativos, após oito anos de existência, as dificuldades para a realização do projeto continuam presentes no momento atual. Isso se dá principalmente pela falta de uma parceria que possibilite uma estabilidade financeira para o funcionamento pleno da Escola de Circo. Além da dificuldade de se captar recursos que permitam a manutenção da estrutura física e do grupo de pessoas responsáveis pelo projeto, a cada ano vêm sendo registrado um alto índice de evasão dos jovens participantes, que demonstram um grande potencial para as artes e para a sua multiplicação, mas que são levadas a buscar atividades que sejam remuneradas, no intuito de atender as suas necessidades básicas e as de suas famílias.
O projeto pretende focalizar esse potencial em atividades voltadas para as artes, acreditando ser este um fator determinante para o desenvolvimento de um povo e da sua comunidade. As expressões artísticas criam nas pessoas uma percepção diferenciada da realidade que as tornam capazes de conquistas que vão mais além das coisas que se apresentam no seu dia a dia, as ajudam a superar dificuldades, a criar um mundo novo, transformando e sendo transformadas. A partir das manifestações artísticas, elas começam a pensar na questão de suas identidades e criam em si um sentimento de que pertencem a um grupo social, a uma comunidade.
Por acreditar nesta possibilidade de intervenção artística no contexto social de uma região, a Escola de Circo do Capão propõe este projeto e espera através dele contribuir para uma melhoria nas condições de vida do público alvo proposto.

Nenhum comentário: