Oficinas de Circo


A formação na arte circense e outras expressões artísticas da população infanto-juvenil da região seguirá os seguintes cicols de apredizagem:

- Ciclo de Orientação

Aprendizagem geral das técnicas do circo: acrobacia, contorção, corda indiana, equilíbrio em arame, malabarismo, monociclo, palhaço, tecido e trapézio; e preparatório ao ciclo de qualificação. O aluno segue um curso pluridisciplinar, onde conhece as técnicas oferecidas. Neste ciclo, os alunos são orientados para as especializações mais adequadas a seus interesses e habilidades. Após a escolha, o aluno é engajado no grupo de iniciantes de acordo com a sua faixa etária, em turno e horário opostos ao seu horário escolar.
Este ciclo tem a duração de aproximadamente 6 meses, a condição de participação deste ciclo é estar cursando a escola formal e ter acima de 5 anos;

- Ciclo de Qualificação

Aprendizagem específica das técnicas do circo, trabalho direcionado às especializações escolhidas no ciclo anterior e formação das disciplinas de base. As artes de cena já podem ser associadas de maneira regular, podendo o aluno participar de espetáculos. O aluno segue a cada semana, no mínimo, o curso artístico de base - a acrobacia e os dois cursos complementares escolhidos. Passando por esta etapa, o aluno estará apto a seguir como um monitor-estagiário, caso seja de seu interesse e se houver afinidade por parte dele com os objetivos do projeto.
Este ciclo tem a duração de aproximadamente 8 meses, a condição de participação deste ciclo é ter passado pelo ciclo de orientação e desejar seguir na sua formação na arte circense;

- Ciclo de Formação Profissional

Capacitação técnica e pedagógica de jovens como artistas ou instrutores de circo. Formação de novos multiplicadores que, a exemplo de jovens do Vale do Capão irão gerenciar a oficina de formação para outros jovens,
Trabalho sobre criação (cenário, direção, figurino, maquiagem) e preparação de números individuais e coletivo. Os alunos podem montar e treinar seu número de espetáculo e já podem participar da Companhia de Espetáculos do Circo do Capão, participando de turnês. Passando por esta etapa, o aluno estará apto a seguir como um monitor, caso seja de seu interesse e se houver afinidade por parte dele com os objetivos do projeto.
Este ciclo tem a duração de aproximadamente 10 meses, a condição de participação deste ciclo é ter passado pelo ciclos de Orientação, Qualificação e ter identificado na arte circense uma alternativa profissional, seja seguindo a sua formação de instrutor ou artística.

4 comentários:

Anônimo disse...

uhuuuu VIVA O CIRCOOOOO

Pintores de la Araucanía disse...

Felicidades aos maestros e gestores do Circo de Vale de Capao, formoso labor de cultura, aprendizagem e desenvolvimento de meninos, jovens e adultos para esta bela comunidade em onde se encontra meu maior tesouro, a tamborilera Tara, minha filha amada…Marisol Irribarra de Temuco, Chile…
P.D. se em algo posso colaborar com o circo, ali está meu correio…saudações afetuosas.
soleirribarra@gmail.com

Leila disse...

Convencion de malabares, circo y artes callejeras, La Paz, Bolivia
BIenvenidos !
http://www.convebolivia.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Lu Menin sou do circo zanni e queria entrar em contato com vcs...vcs tem email?